BEM VINDO(A) AO PORTAL DE INFORMAÇÕES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS DO PRATA
     
       
Administração 2009 - 2012
     
       
     

Prefeitura do Prata promove curso de capacitação sobre a Coleta Seletiva 

         

Os profissionais da área de Saúde e Educação e os funcionários da Usina de Triagem e Compostagem (UTC) de São Domingos do Prata receberam um curso de capacitação na última sexta-feira, 9.O encontro aconteceu na Câmara Municipal.
O objetivo do curso, segundo o Departamento de Meio Ambiente, foi a capacitação dos agentes de Saúde, no que diz respeito à Campanha da Coleta Seletiva porta em porta, dos profissionais de Educação quanto a mobilização e conscientização dos alunos. Enquanto, o curso voltado aos funcionários da UTC, trabalhou na atualização dos serviços corriqueiros de reciclagem e aprimoração dos mesmos.
O curso foi ministrado por profissionais da Fundação Israel Pinheiro, parceira da Prefeitura, para implantação da Coleta Seletiva no Prata. Durante a reunião ficou decidido pelo Grupo Gestor, juntamente com a Equipe Executiva que a coleta será dividida entre lixo seco e úmido, sendo o seco coletado às terças e sextas-feiras e o úmido nos demais dias, exceto aos domingos.
Ainda durante o encontro foi definido, juntamente com os profissionais de Educação as estratégias de mobilização para divulgação do programa de Coleta Seletiva. O lançamento oficial da Coleta será no dia 7 de dezembro, na Praça da Matriz.

         
           

2ª edição do “Sabores do Prata” é sucesso total

         
Festival Gastronômico São Domingos do Prata          

O Festival Gastronômico – Sabores do Prata comprova, mais uma vez, sucesso total. Musica agradável, boa comida e um ambiente familiar marcaram esta edição do evento.
Segundo os organizadores, aproximadamente 2 mil pessoas compareceram ao festival durante o decorrer do dia. O evento, realizado no último domingo, 6, no bairro Dona Julieta, em São Domingos do Prata, contou com grandes atrações. Além dos 21 estabelecimentos participantes que mostraram a diversificada culinária local, houve sorteio de brindes e shows com Mateus & Renan, Pâmela Franco e banda e o renomeado Cantor e Compositor Tunai.
O público pode degustar os diferentes pratos expostos nas barracas, assistir aos shows e as crianças se divertiram nos brinquedos colocados na área externa da tenda.
O objetivo principal da realização deste evento foi promover o turismo de São Domingos do Prata e mostrar aos visitantes que a cidade, além de suas belezas naturais, oferece uma diversificada e atraente gastronomia. Segundo o setor de turismo, a idealização do festival surgiu como forma de divulgar a gastronomia local e valorizar produtos da cidade, gerando assim, um aumento do fluxo turístico no município.
Ainda durante o festival, o prefeito Fernando Rolla citou a importância deste tipo de evento para a cidade. “O Festival é uma forma de divulgar nossa gastronomia, movimentar  comércio da cidade e proporcionar um momento agradável de lazer para toda família”, destacou.

         
           

Servidoras recebem rosas e participam de palestra no dia da Mulher

         
         

As servidoras públicas municipais de São Domingos do Prata participaram na tarde dessa quinta-feira, 8, de uma palestra sobre auto-estima, em comemoração do Dia Internacional da Mulher. As funcionarias também receberam das mãos do prefeito Fernando Rolla, rosas de presente.
A palestra aconteceu no plenário da Câmara Municipal e reuniu centenas de servidoras. A presidente da Câmara, Maria Paula Rolla Semião Moraes também fez uma homenagem às mulheres presentes. Após a palestra, as funcionarias participaram de uma confraternização, ainda na sede do Legislativo.

         
           
Mais uma grande obra será entregue a população Pratiana
         
         

Empresa responsável pela construção do Centro de Lazer  já foi contratada

A Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata conseguiu, através de um convênio com o Governo Federal, a aprovação da Caixa Econômica, para a construção de um novo Centro de Lazer e Eventos no município.A obra será realizada na área do antigo campo “Lava Pés”, no centro da cidade.
O espaço vai oferecer a população diversas opções de lazer, como praça de alimentação com quiosques e bares;palco para apresentações; praças de descanso; pista de caminhada; arena abertapara exposições de feiras; entre outras novidades.
O processo de licitação para a escolha da empresa responsável pela construção aconteceu no último dia 25. A Geosolos Fundações e Construções Ltda, foi a vencedora. Na primeira etapa da obra, a Prefeitura irá investir R$816.972,11. Contudo, o investimento total do Centro está estimado em R$2,5 milhões.
A previsão é que as obras sejam iniciadas em breve. A Prefeitura aguarda apenas autorização da Caixa Econômica Federal.
         
           
Prata é contemplada com microônibus para atender a comunidade
         
 
Legenda: motorista do Departamento Municipal de Saúde, Ademir Moraes; o secretário adjunto de Saúde, Geraldo Frade; o vice-prefeito, Paulo Rolla e o secretário de Saúde do Estado, Antônio Jorge de Souza Marques.
         
A prefeitura de São Domingos do Prata, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi), recebeu na última quarta-feira, 25, um microônibus para atender o Departamento Municipal de Saúde. O veículo será utilizado para o transporte de pacientes que são encaminhados aos hospitais de Belo Horizonte. 
   No total, seis ônibus foram entregues ao Consórcio, além do Prata, as cidades de João Monlevade, Rio Piracicaba, Bela Vista de Minas e Nova Era, também foram contempladas. Um ônibus ficará como reserva, na própria Cismepi, em Monlevade, para atender todos os municípios conveniados. 
   A solenidade de entrega aconteceu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. As chaves dos veículos foram entregues pelas mãos do governador de Minas Gerais, Antônio Anastásia, ao prefeito de Rio Piracicaba, Gentil Bicalho, que representou o presidente do Cismepi, o prefeito Fernando Rolla. Também estiveram presentes  o vice-prefeito de São Domingos do Prata, Paulo Rolla e o secretário adjunto de saúde, Geraldo Frade.
  Os novos microônibus vão reforçar a frota do Sistema Estadual de Transporte em Saúde, programa do Governo de Minas criado como ação complementar para garantir à população acesso aos serviços públicos de saúde, sendo de uso exclusivo aos pacientes com tratamento fora de domicilio e, inclusive, monitorado via satélite.
         
           
         
O programa Lares Geraes, para construção de casas populares pela COHAB, é uma das marcas importantes do Governo do Estado.
A cidade de São Domingos do Prata foi contemplada com o Conjunto Habitacional Padre Antônio Sebastião Ferreira Barros, inaugurado em março de 2011, realizando o sonho da casa própria de 200 famílias.
 Nos meses de setembro e outubro, graças ao trabalho e ao bom relacionamento do Prefeito Fernando Rolla junto ao Governo de Estado cada casa receberá a instalação de um aquecedor solar.
A utilização de energia solar no aquecimento de água, no lugar do chuveiro elétrico, permitirá uma economia de até 50% no consumo de energia elétrica do mutuário. O programa tem um grande alcance social e está sendo implantado a partir da ação conjunta da Administração, COHAB e da Cemig.
As famílias atendidas não terão nenhuma despesa com a instalação do aquecedor. O sistema de aquecimento inclui o coletor solar, um reservatório térmico, tubulação de interligação entre o reservatório térmico e o coletor e misturadores de água.
Além do aquecedor solar, cada família já recebeu cinco lâmpadas fluorescentes compactas, de 25 watts, que consomem menos energia.
         
           
“Sabores do Prata” é sucesso de público
         
Festival Gastronômico          
Foi realizado no domingo, 22 de maio de 2011, o 1º Festival Gastronômico de São Domingos do Prata, “Sabores do Prata”.
Cerca de 1000 pessoas prestigiaram o evento, onde 17 estabelecimentos participaram, expondo e comercializando os seus produtos. A animação ficou por conta de Ivan Costa e da Banda G.VOX.
O prefeito, Fernando Rolla, falou sobre a importância da realização de eventos como esse para a valorização da culinária local. Já o Chefe da Seção de Turismo, Horácio Carvalho, externou toda a sua satisfação com a aprovação do Festival pelo público. “O Festival superou todas as minhas expectativas. Só tenho a agradecer a todos que acreditaram na nossa proposta, e dizer que, com certeza, ano que vem faremos de novo.”
Um ponto marcante do evento foi a presença da família pratiana.
         
           
Prefeitura investe em Treinamentos Motivacionais
         
         

Através do programa Viva Melhor, a Prefeitura de São Domingos do Prata está proporcionando para os seus funcionários palestras motivacionais que consistem em uma série de orientações práticas e atuais, e que visam uma melhor qualidade de vida,  levando-os a tornarem-se cada vez mais eficientes em suas diversas áreas de atuação.

São abordados assuntos importantes relacionados à vida profissional do dia a dia do trabalhador, estimulando em cada um o desejo de priorizar o seu crescimento com saúde física e emocional.

         
           
Administração concede mais 10 % aos servidores municipais
         

Com o objetivo de recuperar a defasagem no salário dos funcionários em geral da prefeitura municipal de São Domingos do Prata , a atual administração, reconhecendo a perda salarial advinda da gestão passada, concedeu reajuste de 10% a partir do mês de abril de 2011.
No primeiro ano de governo, em 2009, quando a casa ainda estava se organizando foram dados 6% de aumento; em 2010, 8% e agora mais 10%, somando um total de 24% .
O prefeito, Fernando Rolla, reconhece que o aumento de salário proporcionado ainda está aquém, mas novas formas de se reverter essa situação já estão sendo estudadas para futuro próximo.

Lívia Araújo

Assessoria de Comunicação
         
           
São Domingos do Prata recebe novo efetivo policial
         
NOVO EFETIVO POLICIAL EM SÃO DOMINGOS DO PRATA          
Ns segunda, dia 09 de maio de 2011, foram apresentados ao executivo os novos membros do 7º Pelotão da 17ª Companhia Independente.
São 8 Policiais Militares que farão o reforço da segurança pública.
Na história do município o pelotão nunca recebeu um número tão grande de militares de uma só vez.
         
           
PREFEITURA REALIZA ENTREGA DO CONJUNTO HABITACIONAL PADRE ANTÔNIO
         

Na quinta-feira, 31 de março de 2011, a Prefeitura Municipal de São Domingos do Prata, fez a entrega do Conjunto Habitacional Padre Antônio Ferreira Barros,no bairro Padre Antônio.
O empreendimento faz parte do Lares Geraes Habitação Popular,Programa Habitacional do Governo de Minas que beneficiará cerca de 200 famílias no município.
Estiveram presentes, o Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, o Deputado Federal, Rodrigo de Castro, os Deputados Estaduais, Mauri Torres e José Maia, o Presidente da COHAB – MG, Octacílio Machado Júnior, o Gerente de Relacionamento da CEMIG, Eluyr Dias Silva, o Gerente da COPASA do Distrito Médio Piracicaba, Gildo Batista Inêz, os prefeitos das cidades que compõe a AMEPI, além das demais autoridades do município e região.
O prefeito, Fernando Rolla, externou sua satisfação em entregar ao povo pratiano uma importante obra como o Conjunto Habitacional Padre Antônio Ferreira Barros, tornando realidade o sonho da casa própria de 200 famílias. Agradeceu o apoio do Governo de Minas, da COHAB-MG, do Deputado Federal Rodrigo de Castro, do Deputado Estadual Mauri Torres e o empenho de todos os companheiros de trabalho da Prefeitura.

 
         
           
PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA
         
 

O governador Antonio Anastasia autorizou no dia 08 de junho, no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, a assinatura de convênios entre a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas
(SETOP) e 207 prefeituras de diversas regiões de Minas Gerais. Foram assinados 245 convênios com investimentos de R$ 110 milhões.
Os recursos serão destinados a projetos de melhoramento de vias públicas, revitalização e construção de praças, pontes, ginásios e complexos esportivos, construção de parques de exposição e áreas de eventos, além de obras de iluminação pública. O município de São Domingos do Prata vai receber um repasse da SETOP no valor de R$ 600.000,00; e vai entrar com uma contrapartida no valor de R$ 77.080,21, totalizando R$ 677.080,21, para que sejam realizadas obras de pavimentação em bloquete, poliédrico e meio-fio em diversas ruas da cidade e distritos.

         
           
Lançamento do Projeto Conviver - Energia do Bem
         
Projeto Conviver  

Foi inaugurado no dia 25 de março em São Domingos do Prata o Projeto Conviver - Energia do Bem, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais(Cemig).
O Conviver tem como objetivos contribuir para a redução de desperdício da energia e adequar o consumo à capacidade de pagamento das famílias.Para tanto,serão substitídas lâmpadas,chuveiros e geladeiras de alto consumo por outros mais eficientes.
A comunidade receberá a visita dos agentes de relacionamento comunitário para prestar orientações sbre o uso correto e seguro da energia elétrica,bem como o acesso à tarifa social de baixa renda.
Todos os clientes que estiverem com o pagamento de sua conta de energia em dia receberão lâmpadas fluorescentes em substituição às lâmpadas incandescentes.Para ter acesso a tarifa social,é necessário que a família esteja cadastrada no Programa Bolsa Família ou tenha o Número de Inscrição Social(NIS).No caso do chuveiro e geladeira,serão escolhidos os clientes que estiverem com a conta em dia e que atenderem aos critérios de priorização.